segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Motores De Popa, Qual Escolher?


Hoje existem várias opções de motores de popa para sua lancha, mas qual seria a melhor opção para o seu uso? Não podemos dizer com certeza com este post, mas podemos te mostrar os pontos fortes e fracos de cada opção, se sobrar alguma dúvida é só perguntar!

Motores Carburados - São os mais baratos, mas são os modelos que consomem óleo e combustível. São sempre dois tempos. Sua manutenção é a mais barata, assim como o óleo
utilizado.
Fazem mais barulho e fumaça que os outros modelos.
Precisam ser ligados com mais frequencia que o motores injetados, para não entupirem.
Por serem carburados e dois tempos, tem arrancada muito forte.
Já não são vendidos em muitos países pelas altas emissões.

Motores Injeção Eletrônica - Começaram a ser vendido no Brasil há uns 10 anos, e fizeram as vendas de lanchas com motores do popa aumentar bastante.
Com consumo mais moderado, menos fumaça, manutenção relativamente simples e barata, e não terem carburadores para entupir se tornaram preferidos de muitos proprietários de lanchas.
Também já saíram de venda em alguns países por causa de emissões.

Motores Injeção Direta - São a bola da vez. Os mais silenciosos, economicos e que trazem menor dor de cabeça! Os mais vendidos são os Evinrude ETEC e os Mercury Optimax.
Seu sistema de injeção envia óleo e gasolina separadamente para a camara de combustão tornando o motor mais economico e eficiente. Um Optimax, por exemplo, pode gastar até 1 litro de óleo para 500 litros de gasolina na marcha lenta.
Normalmente já vêm com hélice de aço inox, que melhoram a arrancada e velocidade final do barco, por serem mais rígidas que os hélices de aluminio dos motores carburados e EFI até 200hp.

Motores 4 Tempos - Teoricamente seriam os melhores de todos, mas ainda não estão neste ponto. Possuem a grande vantagem de não utilizarem óleo dois tempos, mas seus custos de aquisição e manutenção não tem compensado a compra. O consumo fica muito próximo ao dos injeção direta, fazem a mesma quantidade de barulho em rotação de cruzeiro, mas arrancam mais devagar, além disso, para desenvolver potencia máxima precisam de altas rotações, passando de 6.000 rpm.
Por serem 4 tempos são maiores e mais pesados que os dois tempos.
Os mais vendidos são os Yamaha e os Mercury Verado.

Se eu fosse montar o meu barco? Por enquanto usaria um injeção direta, mas quem sabe eu não mude de idéia em pouco tempo?!

Um Abraço