quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Você sabe fazer gasolina pura?



Você sabia que a maior causa de problemas para lanchas com motor a gasolina é o entupimento de carburadores ou bicos injetores? Provavelmente sabia. Mas sabe por que?
O problema começa que nossa gasolina tem 25% de alcool, estando dentro da regulamentação.
O alcool é higroscópico, siginifica que ele absorve água, e presumindo que sua lancha vai andar na água, só piora o cenário. Se a gasolina ficar muito tempo parada, ela começa a absorver umidade que se junta ao alcool e enferruja molas das bombas de combustível, etc.
Uma solução fácil para prevenir esses estragos é "extrair" o alcool da gasolina. Como fazer isso? Instale um pequeno tanque auxiliar com uma válvula de tres vias. Quando estiver chegando em sua marina no retorno do passeio passe a usar a gasolina desse reservatório que contém a gasolina pura.
Agora vamos preparar a gasolina...... supondo que a quantidade de preparo seja 10 litros, adicione 3 litros de água, totalizando 13 litros. Agite vigorosamente por uns 15 segundos essa mistura e depois deixe descansar. Passados alguns minutos voce verá que o alcool e a água, num total de aproximadamente 5,5litros foram para o fundo e o que resta na tona é gasolina pura, sem alcool pronta para ser usada nesse tanquinho auxiliar e que deverá ser utilizado para funcionar o barco quando hangarado. Ao sair na próxima vez é só retornar a válvula a posição normal e usar a lancha normalmente. Pode parecer meio complicado, mas é muito simples.
Dúvidas?? Entre em contato conosco.
Até a próxima.